Apresentação

ACERCA DO BLOGUE

Blogue que expressa de forma séria, ou nem tanto quanto isso, opiniões e divagações de temas tão diversos como jogos, artes digitais, cinema, música, banda-desenhada, literatura, animação, entre outras coisas que possam eventualmente surgir na minha cabeça. O objectivo é, após reflectir um pouco sobre um assunto, dar a conhecer ao Mundo a minha opinião sobre o mesmo, podendo dessa forma transmitir os meus ideais e quem sabe vir a influenciar outros através da palavra.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Reflexões - "A ilusão dos estereótipos."


São poucas as bandas desenhadas que nos marcam e fazem pensar, ao ponto de mudar mesmo, a nossa maneira de ver o mundo. Pelo menos, eu já há muito tempo que sigo diversos tipos de banda desenhada. Desde os comics americanos, às histórias mais profundas da velha Europa, terminando com os variados estilos asiáticos, dos quais o Manga é o mais conhecido. E diria que embora muitas vezes, sejam excelentes obras de arte, com desenhos absolutamente fantásticos, personagens de enorme profundidade e histórias extremamente complexas e bem trabalhadas. Na sua maioria, são apenas formas de entretenimento puro, incapazes de nos fazer pensar sobre a vida real de uma maneira diferente e que, apesar de nos prenderem durante bastante tempo às mesmas e nos proporcionarem grandes momentos de satisfação, raramente tocam em temas que nos marquem ou deixem a pensar profundamente. No entanto, por vezes encontramos pequenas pérolas que o fazem de forma brilhante. Ou porque falam de algo que nos toca de uma maneira que simplesmente não estaríamos à espera, ou porque falam de um tema tão real e tão próximo de nós, que apesar de quase nunca repararmos nele, quando somos chamados à atenção do mesmo, percebemos o quão “cegos” temos sido.

Esse é o caso de Angel Densetsu, um manga de Yagi Norihiri, que eu vi há já algum tempo e me fez pensar profundamente. Sobre a maneira como eu olhava e julgava os outros à minha volta, muitas vezes sem sequer me aperceber.

Capa do primeiro volume de Angel Densetsu de Yagi Norihiro. 
Retirada de:  http://mangafox.me/manga/angel_densetsu


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Reflexões - "A geração que já viu tudo."

Eu ainda faço parte de uma geração que cresceu sem telemóveis, sem internet, sem TV por cabo, ou tantas tecnologias hoje em dia tão banais, que nos esquecemos que em tempos não existiam. Uma geração em que o acesso à informação, dependia da capacidade de se conseguir ou, não pesquisar o que queríamos através das enormes e pesadas enciclopédias que nessa altura as pessoas ainda tinham em casa.

Na altura, as pessoas andavam com estes telemóveis na rua. Estou apenas a brincar, mas imaginem o que seria se os telemóveis não tivessem passado disto. Tenho quase a certeza que as cabines telefónicas e as cartas ainda seriam bastante famosas.

Reflexões - "A arte e o estado da mesma..."


Vi recentemente o filme Exit through the gift shop de Bansky e isso fez-me pensar sobre o que é arte e a forma como ela é designada e qualificada hoje em dia.

Imagem publicitária do filme. Retirada  do site: http://catracalivre.folha.uol.com.br  


Quanto ao que é a arte, é difícil encontrar uma definição satisfatória, que engoble, em poucas palavras tudo aquilo que a arte representa. Há quem diga que é uma forma de expressão, outros dizem que tem de servir um qualquer propósito. Que é uma forma de representação, do mundo, das ideias e dos sentimentos. Ou numa definição mais poética, a representação da alma do artista.

The Art Critic.
Oil on canvas de John A BLansdown 2010.
Imagem retirada do site: http://fineartamerica.com/