Apresentação

ACERCA DO BLOGUE

Blogue que expressa de forma séria, ou nem tanto quanto isso, opiniões e divagações de temas tão diversos como jogos, artes digitais, cinema, música, banda-desenhada, literatura, animação, entre outras coisas que possam eventualmente surgir na minha cabeça. O objectivo é, após reflectir um pouco sobre um assunto, dar a conhecer ao Mundo a minha opinião sobre o mesmo, podendo dessa forma transmitir os meus ideais e quem sabe vir a influenciar outros através da palavra.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

A pirataria na música.

Recordo que na minha infância, era normal as pessoas gravarem as emissões da rádio para puderem ouvir as músicas mais tarde. Não sendo isso ilegal, era uma forma barata de se ter as músicas de que se gostava disponíveis para se ouvir a qualquer momento. Hoje, as cassetes são coisa do passado e ninguém está interessado, em ficar à espera durante algumas horas, junto ao rádio para gravar a sua música favorita. Um dos grandes motivos prende-se com a proliferação e constante melhoria da indústria, que trouxe consigo, métodos rápidos e fáceis de arranjar as mesmas músicas. Métodos esses quase sempre relacionados com pirataria. Uma pesquisa rápida e alguns minutos depois conseguimos toda a discografia de uma banda, muitas vezes incluindo álbuns e singles raros, que em formato real, são extremamente difíceis de encontrar.



Eu compreendo que isso faça com as editoras se sintam roubadas. Alegando muitas vezes, que os interesses do artista estão a ser lesados, numa tentativa de levar as pessoas pararem de piratear. Mas também sei, que onde os artistas ganham verdadeiramente dinheiro é nos concertos. Já que a maior parte do dinheiro das vendas de um álbum vai para as editoras, algo que se entende, já que são as mesmas, que acartam com todos os custos de produção que são necessários para levar um novo CD ao público.

O facto é que as editoras, realmente perdem milhões de dólares por ano devido à pirataria. E como fã de música e defensor da ideia que os artistas devem receber dinheiro pelo trabalho que fazem. Mesmo que parte desse dinheiro, ou grande parte, não vá para os artistas, as pessoas devem comprar conteúdos originais. Por vários motivos, primeiro as editoras também merecem parte desse dinheiro, já que foram eles quem apostaram nos artistas e estiveram dispostos a investir dinheiro nos mesmos. Depois porque se uma banda tiver um número de vendas bastante alto, tem mais probabilidades de puder vir a lançar novos álbuns. Finalmente, porque se fôssemos nós os artistas, apesar de o mais importante ser ouvirem as nossas músicas, também gostaríamos de receber uma compensação monetária pelo nosso trabalho. Além disso, é sempre mais satisfatório ter o álbum original, com todos os extras que este traz.

Music pirate wallpaper de ~Nabahaal disponível em: http://nabahaal.deviantart.com/  

Hoje em dia com serviços digitais que permitem a compra de músicas de uma forma barata e rápida. Possuindo ainda a possibilidade de se comprar apenas uma música em vez de um álbum inteiro. O que com os CD’s, por vezes levava as pessoas a sentirem-se enganadas e recorrerem à pirataria. É difícil aceitar que se continue a recorrer à pirataria. E de facto, existe cada vez mais aderência a este tipo serviços, ao ponto de nos Estados Unidos, as vendas deste formato de música ter já ultrapassado as vendas dos CD’s.

Mas ainda assim, a pirataria contínua a existir e como tal, é compreensível que as editoras a tentem combater o melhor que conseguem. No entanto, quando começam a cair no ridículo e exagero, de simplesmente proibirem toda e qualquer referência que seja feita às suas músicas. Sinto que deixa de ser uma guerra contra a pirataria mas sim uma tentativa parva e infantil de tentarem ganhar o máximo de dinheiro possível. Falo de casos, como hoje em dia, não se puder usar no youtube ou meios semelhantes, como o vimeo e outros. Músicas para as quais não se tem autorização. Ou ainda mais ridículo, fecharem blogues de forma indiscriminada porque estes referem músicas e artistas sem autorização para o fazerem, quando muitas vezes, estes são somente blogues de crítica.

Foto pertencente a Jonathan_W disponível no Flickr em: http://www.flickr.com/photos/s3a/  

Entendo que se alguém queira ganhar dinheiro com essas músicas e esse for o seu único objectivo. Esse alguém deve pagar aos donos das mesmas uma compensação. Mas quando estas são usadas apenas para embelezar um vídeo, ou simplesmente como objecto de crítica na internet, acho simplesmente fascista que se pense sequer em proibir o acesso às mesmas. E o pior são os músicos, que muitas vezes deixando-se ir nas cantigas dos editores, vêm a público criticar a pirataria e condenar a utilização das suas músicas sem autorização. Primeiro, tais senhores e senhoras deviam ficar contentes, por as pessoas ouvirem e gostarem das suas músicas, ao ponto das quererem usar como forma de se exprimirem ao Mundo. Não só isto lhes devia dar a satisfação de serem ouvidos e de conseguirem fazer o que é mais difícil para qualquer músico, que é tocar as pessoas ao ponto de as inspirarem a fazer algo. Como também deviam também entender, que esta é de facto, uma excelente forma de publicidade completamente gratuita. Imaginemos um vídeo que é colocado no youtube e obtêm milhões de visualizações. Se esse vídeo tiver como banda sonora a música de alguém pouco conhecido, de repente esse alguém foi ouvido por milhões de pessoas. E quem sabe, talvez muitos deles tenham gostado da música o suficiente, para quererem comprar o álbum da banda que dessa forma obteve publicidade completamente gratuita.

Felizmente, ainda existem uns quantos músicos que discordam completamente desta atitude das editoras e condenam tais actos afirmando que o que é verdadeiramente importante para um músico é ser ouvido. Exemplos perfeitos disso, são sites onde é possível descarregar-se música completamente gratuita e usá-la da forma que bem entender-mos. Desde que se faça referência aos artistas e que, no caso de se pretender ganhar dinheiro com as músicas, se contacte os artistas para acertar quanto é que estes devem receber em troca, caso eles queiram receber alguma coisa em troca. Para mim, estes são os verdadeiros músicos, que respeitam verdadeiramente aqueles que os ouvem e que como tal merecem toda a dedicação e apoio dos seus fãs. Os outros são apenas sanguessugas interessadas em dinheiro, que deviam seguir os conselhos dos seus editores e proibir as suas músicas de passarem ou serem distribuídas em locais não autorizados. Talvez dessa forma, ninguém os ouvisse e eles percebessem o quão mesquinhos andavam a ser. Se isto continua, qualquer dia até temos de pagar para ouvir uma música na rádio, ou para a pudermos mencionar na rua.

Referências:

http://www.jamendo.com - Site onde os artistas disponibilizam música para ouvir e para download, completamente gratuita.

http://grooveshark.com/ - Site onde se pode ouvir musica gratuita.

http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2012/jun/03/music-downloads-outsell-cds-debate - Um artigo interessante sobre a música digital e a pirataria.

http://www.guardian.co.uk/business/musicindustry - Várias noticias sobre a indústria da música.

Sem comentários:

Enviar um comentário