Apresentação

ACERCA DO BLOGUE

Blogue que expressa de forma séria, ou nem tanto quanto isso, opiniões e divagações de temas tão diversos como jogos, artes digitais, cinema, música, banda-desenhada, literatura, animação, entre outras coisas que possam eventualmente surgir na minha cabeça. O objectivo é, após reflectir um pouco sobre um assunto, dar a conhecer ao Mundo a minha opinião sobre o mesmo, podendo dessa forma transmitir os meus ideais e quem sabe vir a influenciar outros através da palavra.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

"Free to play" - O futuro dos videojogos?

Numa altura em que a humanidade vive com aquela que é provavelmente, a maior crise financeira da história. É para mim muitas vezes incompreensível e até um tanto ridículo, que se peça cinquenta, sessenta, ou setenta euros por um videojogo. Assim, em parte por opção, em parte por necessidade dei por mim a recorrer cada vez mais a jogos em modelo free to play. E se há alguns anos, este era um modelo cuja oferta pecava pela escassez de qualidade. Hoje em dia, com a forte aposta das editoras neste modelo. Este tem-se vindo a tornar uma opção cada vez mais viável, com uma imensidão de ofertas e qualidade que melhora constantemente. Podendo mesmo quem sabe, vir a tornar-se no futuro da indústria.



Os primeiros jogos a adoptarem este modelo, terão sido os jogos casuais, a sua maioria em flash, que normalmente eram alojados em sites dedicados a fornecer os mesmos e que podiam ser jogados de forma imediata online. Obtendo os seus lucros através de espaço publicitário que vendiam nas páginas do jogo. Essa forma de explorar os jogos gratuitos ainda se mantêm e pode-se até dizer que evoluiu. Sendo hoje em dia, muitas vezes a publicidade inserida na janela de jogo, surgindo antes de este carregar. Ao mesmo tempo, saltou plataformas e é extremamente utilizada em dispositivos móveis, como por exemplo o Android market. Onde existem milhares de jogos disponibilizados gratuitamente e cujos únicos proveitos vêm da publicidade que aparece enquanto se joga os mesmos.

http://www.friv.com/ - Site que disponibiliza uma série de jogos gratuitos para jogar online.

Mas nem só utilizando publicidade estes jogos podem ser lucrativos. Outra forma, que penso terá começado no género MMORPG, onde a maior parte das produtoras de jogos, percebeu que o velho modelo de cobrar mensalidades para se ter acesso ao jogo, estava datado e levava as pessoas a abandonarem o mesmo. É o sistema de micro transacções e items pagos dentro do jogo. Ou seja, todos os jogadores têm a mesma quantidade de items e opções gratuitos disponíveis. Mas ao mesmo tempo, tem opções que para serem obtidas, é necessário utilizar dinheiro real. Obviamente que isto pode parecer injusto, pois se houver uma forma de um jogador conseguir evoluir e ser mais forte que os outros através de dinheiro real. O que significa que os jogadores com maior capacidade financeira, terão sempre vantagem sobre os outros. Mas de uma forma geral a maioria dos jogos gratuitos que joguei evitava proporcionar este género de vantagem. Em vez disso apostavam em items únicos e personalizados, que nada acrescentam em termos de vantagem, relativamente aos disponíveis de forma gratuita no jogo. Mas que têm a particularidade de serem muito mais bonitos ou vistosos. Como normalmente existem opções para todos os gostos, muitas vezes verifica-se que grande parte dos jogadores está disposto a pagar para ter um avatar personalizado mais ao seu gosto, diferente dos outros.Este modelo, não só se revela extremamente simples. Como creio, que muitas vezes acaba por ser mais rentável que um modelo que requeira uma subscrição mensal. Pois como as opções pagas são imensas e normalmente baratas, facilmente alguém dá por si a comprar uma armadura aqui, uma espada ali e quando repara gastou já num mês, dinheiro suficiente para pagar várias mensalidades.

Durante muito tempo, este modelo era exclusivo a apenas dois ou três géneros de jogos, mas hoje em dia, a variedade é cada vez maior e com mais qualidade. Para além disso, as grandes produtoras de jogos do Mundo, já começaram a perceber as vantagens que este modelo traz e começaram a explora-lo de forma séria. Exemplo da Electronic Arts que tem já uma secção própria de jogos em free to play no seu catálogo, ou até mesmo a blizzard que recentemente colocou o gigante World of Warcraft, disponível em formato gratuito até ao nível vinte. Desta forma, um formato que a partida poderia parecer desvantajoso para a indústria, acaba por se revelar muitas vezes ainda muito mais vantajoso. Não só porque permite que existam jogos a funcionar exclusivamente em browsers, que podem ser jogados em qualquer lugar e estão mais facilmente disponíveis. Jogos esses que requerem menos gastos de produção e manutenção, que um jogo num formato mais clássico, dando a possibilidade a pequenas empresas de conseguirem vincar no mercado. Como também ao mesmo tempo, através de items ou personalizações especiais para os avatares, leva os jogadores a gastarem mais dinheiro, que aquele que muitas vezes estariam dispostos a gastar para comprar um jogo numa loja.

Assim, este modelo revela-se não só, algo de extremamente vantajoso para os jogadores que no caso de não terem ou não quererem gastar dinheiro, podem desfrutar na mesma de jogos com qualidade, actuais e com comunidades normalmente fortes. Enquanto ao mesmo tempo, as editoras acabam por lucrar imenso já que não só podem ganhar dinheiro com publicidade, como também podem fazê-lo com micro transacções e pequenas vendas, que como referi anteriormente muitas vezes se revelam mais lucrativas que a venda do jogo em em lojas. Por isso, penso sinceramente, que não só este modelo continuará a crescer e a evoluir de forma constante. Como no futuro, talvez se venha a revelar como a única opção à disposição dos jogadores.

Referências:

http://www.gameogre.com/ - Site de referência e análise a vários géneros de jogos gratuitos.


http://freetoplay.org/ - Site de referência a vários géneros de jogos gratuitos.


http://store.steampowered.com/genre/Free%20to%20Play - Lista de jogos gratuitos disponíveis para jogar no Steam da Valve.


http://www.ea.com/1/play-free-games - Lista de jogos gratuitos disponíveis da Electronic Arts.

Sem comentários:

Enviar um comentário